Conheça o Amendoim!

Ninguém sabe desde quando o ser humano é responsável pela migração dos vegetais. Mas é certo que isso já ocorria ainda antes das hordas humanas trocarem a vida nômade para se fixarem em determinadas regiões, alternando a caça e a coleta com a agricultura. Se a Ásia levou ao mundo o abacate, e a África o coco, a América retribuiu com o amendoim! É uma história fascinante, que a Chiang recomenda estudar. Aqui, no ambiente de nosso site, trataremos de suas origens e qualidades.

Do tupi "mand'wi" que sognifica "enterrado", o amendoim é originário da América do Sul, Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. Os índios difundiram a planta, cujo nome científico é Arachis hypogaea L. da família das Fabaceae, pelas Américas, sendo introduzida na Europa no século XVII. Do Brasil, durante o século XIX, difundiu-se pela África e do Peru, para a Ásia.

Confundida com a noz, o amendoim é na verdade uma semente, sua planta é membro da família da Fabaceae, uma beterraba marinha. O pé do amendoim mede entre 30 e 50cm, produz pequenas flores amareladas que depois de fecundadas inclinam-se para o solo, onde a noz se desenvolve subterraneamente, gerando a vagem. Hoje, o amendoim tem grande importancia para a economia e a alimentação, sendo utilizado na fabricação de óleos de cozinha, e inúmeras variedades de comestíveis salgados e doces, como os saborosos produtos Chiang.

Cada 200g de amendoim torrado tem cerca de 30g de proteínas, além de antioxidantes e outras substâncias benéficas a saúde.